Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 02/2023

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PROPESQ/UFCAT divulga boletim de informações n° 02/2023.

Boletim 2

-> PROPESQ:

- EDITAL PROPESQ 01/2023 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES:

O edital estabelece as normas complementares ao Edital CAPES No 44/2022 para o processo de seleção interna na UFCAT de candidatos ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), bem como os procedimentos de remanejamento de cotas dos Programas de Pós-Graduaçäo.
Link: https://cppg.catalao.ufg.br/n/164075-edital-propesq-01-2023-programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse-capes

-> FINEP:
- SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT SUBVENÇÃO ECONÔMICA À INOVAÇÃO – xx/2022 PROGRAMA FINEP INOVADOC
O Programa Finep InovaDoc é uma nova iniciativa que tem por objetivo a transferência de tecnologias já consolidadas em universidades, centros de pesquisas e demais Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) brasileiras para empresas.
Entende-se como tecnologias já consolidadas aquelas que já atingiram um nível de maturidade mínimo de protótipo, cuja propriedade intelectual esteja ou não protegida, e cujo produto já tenha demanda pelo mercado. Nesta fase, as soluções tecnológicas não encontram mais, no laboratório, o ambiente de negócios adequado para desenvolvimento, e precisam seguir sua evolução em uma empresa.
Os projetos devem estar enquadrados em alguma das seguintes áreas temáticas: biotech, nanotech, healthtech e agritech.
O programa buscará dar o apoio necessário para que pesquisadores - doutorandos, doutores e pós-doutores - com elevada qualificação profissional e conhecimento científico empreendam e criem novas empresas ou transfiram a tecnologia para empresas já existentes.
O Finep InovaDoc vem para complementar o portfólio de Programas da Finep, inspirado em modelo já consolidado com o Programa Centelha. Enquanto este último pode apoiar ideias ainda não demonstradas ou validadas, o novo programa é voltado para soluções com Technology Readiness Level (TRL) entre 6 e 8, que tenham, a princípio, minimamente um protótipo validado em ambiente relevante ou operacional.
O Programa Finep InovaDoc integra um conjunto de programas de apoio a empresas com faturamento inferior a R$ 90 milhões, incluindo os programas Centelha, Finep Start-Up e Inovacred. Deste modo, a Finep consolida um fluxo de possibilidades de financiamento para essas empresas, permitindo contemplar desde o empreendedorismo inovador, projetos de maior risco tecnológico, investimento e crédito, até a introdução de lote pioneiro e comercialização de novos produtos, processos e serviços no mercado.
Serão destinados recursos de subvenção econômica para apoiar empreendimentos de base tecnológica, que envolvam alto risco tecnológico e mercadológico, de modo a fomentar a mobilização de atores do sistema técnico-científico, convertendo o conhecimento acadêmico em produtos e processos.
Prazo para envio da proposta: 27/04/2023

-> CAPES:

PRÊMIO CAPES TALENTO UNIVERSITÁRIO - DOCUMENTOS RELACIONADOS/EDITAL Nº 1/2023

O Prêmio CAPES Talento Universitário 2023 será outorgado a mil estudantes de graduação regularmente matriculados em Instituição de Ensino Superior pública, privada ou militar ingressados no Ensino Superior no ano letivo de 2022 e que obtiverem as maiores notas de acordo com as normas constates deste Edital. O Prêmio CAPES Talento Universitário será no valor único de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) cada.
Inscrição: De 9/1/2023 até às 23h59 22/2/2023

-> INOVAÇÃO:
- INOVAÇÃO SOCIAL
Está disponível o 2° Edital da Chamada de Seleção das Escolas para as Ações de Popularização da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono entre estudantes de Ensino Fundamental e Médio e participação no Jogo Coopera Cerrado. As inscrições ficam abertas até o dia 31/01.

-> FAPEG:

-> CNPq:

-> CONFAP:

-> SERRAPILHEIRA:

sem novo edital aberto

-> FULLBRIGHT Brasil:

- sem novo edital aberto

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 01/2023 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/163843-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-01-2023