UFCAT_-_Identidade_Visual_Completa.png
Boletim

Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 01/2023

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PROPESQ/UFCAT divulga boletim de informações n° 01/2023.

 

Boletim 2

 

 

 

-> CNPq:

- CHAMADA CNPq Nº 73/2022 APOIO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO: BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (PIBPG) CICLO 2023

Apoiar Projetos Institucionais para Pesquisa científica, tecnológica e de inovação propostos por Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu, por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).

Inscrições: 06/01/2023 a 24/02/2023

Link: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas/

 

- Chamada Pública MCTI/CNPq/CISB/SAAB AB nº 72/2022

A presente chamada objetiva selecionar candidatos para desenvolver parte de suas pesquisas doutorais ou projeto de pós-doutorado na Suécia em áreas definidas consensualmente entre o CNPq, o CISB e a SAAB AB listadas a seguir: a) Redes de comunicação: Soluções de comunicações e redes para aplicações automatizadas/autônomas. b) Sistemas autônomos: Sistemas de sistemas (SoS), colaborações entre plataformas tripuladas e não tripuladas, incluindo suporte à decisão e replanejamento dinâmico. Conexão com fatores humanos e cockpit de piloto único. Conceitos de operação/Níveis de automação/Inteligência On-board/Sense-and-avoid/Microeletrônica e metodologia para sistemas reconfiguráveis embarcados/Autonomia/aeronavegabilidade/Certificação. Sensores/Fusão de dados de sensores/Gestão de Dados/Inteligência Artificial. c) Engenharia Aeronáutica: Metodologias de avaliação de aerodinâmica instável no regime transônico, e uso de tais metodologias em análises aeroelásticas e previsão de cargas dinâmicas. Fluxo laminar; Tecnologias ativas para controle de fluxo; Arquiteturas de redes de sensores e acionadores; conceitos de design de asa laminar. d) Propulsão: Gestão de energia. Gerenciamento de energia do motor / modelagem eficiente da interação entre o motor e o sistema do veículo. Previsão de fluxo de entrada de aeronaves, previsão de pluma de jato e aeroacústica usando métodos de simulação de fluxo de resolução de turbulência (CFD). e) Materiais: Materiais multifuncionais nano-reforçados para aplicações aeronáuticas. f) Desempenho humano: Incluindo interface homem-máquina, fatores humanossegurança aérea/carga de trabalho/stress/consciência situacional/cockpits de nova geração/coordenação de tripulação.

Inscrições: 23/12/2022 a 03/03/2023

 

-> COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Inscrições para cátedra em Salamanca vão até 14 de fevereiro.

Serão selecionados dois pesquisadores para atuarem na Espanha, que enviará dois professores visitantes para o Brasil.

A CAPES publicou o Edital nº 46/2022, do Programa CAPES/Cátedra e Professor Visitante – Universidade de Salamanca (USAL). Serão concedidas duas bolsas de cátedra para pesquisadores brasileiros na instituição espanhola e, em contrapartida, duas bolsas para docentes da USAL atuarem como professores visitantes em universidades brasileiras. A seleção é direcionada a pesquisadores e professores doutores de alto nível e de notório reconhecimento pela comunidade acadêmico-científica no Brasil e no exterior, nas áreas de Direito e Medicina.

Para participar, é preciso acessar o Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), preencher o formulário e apresentar a documentação exigida, até as 17h de 14 de fevereiro. Eventuais dúvidas e questionamentos à CAPES devem ser enviados para inscricao.salamanca@capes.gov.br até dia 7 de fevereiro. No calendário do edital também estão definidas, entre fevereiro e maio, datas para publicação das candidaturas recebidas, análise das propostas e recurso. A divulgação do resultado está prevista para maio e o início das atividades é estimado para setembro.

O investimento total da Fundação será de aproximadamente R$1,7 milhão, valor que engloba mensalidade da bolsa, auxílios para deslocamento e instalação de todos os pesquisadores, além de seguro-saúde para os brasileiros na Espanha. Todos os pré-requisitos e regras constam no edital, publicado em 30 de dezembro de 2022 no Diário Oficial da União e no site da CAPES.

Cada um dos brasileiros catedráticos terá direito a indicar até dois bolsistas, sendo um de pós-doutorado e um de doutorado-sanduíche. As atividades dos pesquisadores nacionais ocorrerão na USAL e serão financiadas pela CAPES. Já os pesquisadores da universidade espanhola, igualmente apoiados pela CAPES, serão recebidos no Brasil como membros dos programas de pós-graduação originários dos brasileiros selecionados.

Prazo para envio de dúvidas e questionamentos à CAPES

Até dia 07 de fevereiro de 2023.

Inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória.

Até às 17h do dia 14 de fevereiro de 2023 (horário Brasília).

 

-> CAPES:

- Edital nº 39/2022 Cátedra Brasil da Universidade de Münster: O Programa CAPES/Cátedra Brasil da Universidade de Münster financia bolsistas brasileiros na modalidade Cátedra, por chamada, o qual poderá indicar 1 (um) bolsista de Pós-doutorado e 1 (um) bolsista de Doutorado Sanduíche para promover a colaboração em educação e pesquisa entre a Alemanha e o Brasil, assim como em aperfeiçoar o conhecimento sobre o Brasil na Alemanha.
Link: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/alemanha/catedra-muenster

 

-> SERRAPILHEIRA:

- Quem financia a desinformação científica? Serrapilheira e ICFJ selecionam brasileiros interessados em investigar a desinformação científica.

Notícias falsas no universo da ciência são perigosamente populares. Dados enganosos sobre medicamentos e vacinas ficaram ainda mais comuns na pandemia de covid-19, mas a desinformação sobre biologia, química, física, computação e matemática também viraliza com força – muitas vezes pela mão de falsos estudos e pesquisas de pouca qualidade.
- Inscrições até 5 de fevereiro de 2023.

 

-> Hub Cerrado

Você conhece os caminhos de captação de investimento para sua startup?

O Hub Cerrado convidou Monnalisa Medeiros, da Bossanova Investimentos, e Djary Veiga, da Tipspace, para o primeiro Cerrado Talks de 2023, que acontecerá dia 12 de janeiro.
Iniciamos o novo ano com mais um grande evento de muita interação e networking com apoio do Senac Infinite, comunidade StartupGO e Instituto Hub Cerrado.
As inscrições já estão abertas pelo site do Hub Cerrado. Para mais informações, acesse o link a seguir:

🗓 12 JAN 2023
⏱ 18:30 às 21:30
📌 Hub Cerrado
🔗 hubcerrado.com.br/talks-2023-1-startupgo

 

-> FAPEG:

- sem novo edital aberto

 

-> FINEP:
- sem novo edital aberto

 

-> CONFAP:
- sem novo edital aberto

 

-> FULLBRIGHT Brasil:

- sem novo edital aberto