Iniciação à Pesquisa

O que é a iniciação à pesquisa científica, tecnológica e em inovação?

A iniciação à pesquisa é a oportunidade para alunos(as) de graduação, ensino médio e fundamental desenvolverem atividades como, por exemplo:

• aprender e praticar a metodologia de pesquisa em qualquer área do conhecimento;
  • identificação e acesso às fontes seguras da informação científica;
  • leitura e possível aprofundamento de textos científicos;
  • participação em ambiente de pesquisa (laboratórios, eventos científicos, atividades práticas, reuniões da equipe de pesquisa), incluindo a convivência com pesquisadores(as) da UFCAT e convidados(as) nacionais e internacionais, mestrandos(as), doutorandos(as) e pós-doutorandos(as).

Por que participar da iniciação à pesquisa?

A iniciação à pesquisa não é apenas para aqueles(as) que querem seguir a carreira acadêmica. A exposição ao método científico permite que o(a) aluno(a) desenvolva habilidades para a resolução de questões complexas, o espírito crítico e a organização, além de trabalhar a escrita e a verbalização de ideias, desenvolvimento de projeto e gerenciamento de tempo, fortalecimento de princípios éticos profissionais, criatividade e capacidade de pensamento abstrato, e a formação de redes para trocas de experiência.

Essas habilidades podem ajudar o(a) aluno(a) em qualquer escolha profissional que realizar, seja no ambiente acadêmico ou fora dele. Em outras palavras, a iniciação à pesquisa científica, tecnológica e em inovação, qualifica a formação profissional daquele(a) que dela participa.

Um trabalho realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mostrou a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) “na redução do tempo de ingresso no mestrado, o que colabora para a formação pós-graduada mais precoce e mais articulada com a graduação”.

Segundo esse estudo, as chances dos(as) egressos(as) do PIBIC completarem o mestrado é 2,2 vezes maior e de completarem o doutorado 1,5 vezes maior em relação aos(às) alunos(as) que não participaram do programa. “Esse resultado já diferencia o perfil de empregabilidade e de remuneração”, destaca o documento. De acordo com o CGEE, mestres têm chance 2,5 vezes e doutores 3,5 vezes maior de estarem empregados em entidades de docência e pesquisa, em relação a quem não cursou a pós-graduação.

Mas não é somente quem segue carreira acadêmica que ganha com a iniciação à pesquisa. Outra conclusão do CGEE é que, para os(as) egressos(as) do PIBIC empregados(as), independentemente de terem cursado a pós-graduação, há um acréscimo à sua remuneração. “Os(As) egressos(as) do PIBIC que vão trabalhar ganham em média 5% a mais, controladas as demais variáveis, como idade, grande área do conhecimento e sexo”.

O estudo completo do CGEE pode ser acessado no link: <https://www.cgee.org.br/clipping/-/asset_publisher/KRKy0uwVshG0/content/estudo-aponta-sucesso-do-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica/pop_up?_101_INSTANCE_KRKy0uwVshG0_viewMode=print&_101_INSTANCE_KRKy0uwVshG0_languageId=pt_BR>.

Como participar do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFCAT?

Alunos(as):

• O primeiro passo seria a identificação de um(a) professor(a) que trabalhe com temáticas do seu interesse. A identificação dessas temáticas podem ser por meio de uma disciplina que você frequenta, de linhas de pesquisa nas quais o(a) professor(a) atua nos Programas de Pós-graduação da UFCAT <https://cppg.catalao.ufg.br/p/5331-mestrados-e-doutorado> ou pesquisas que vêm sendo realizadas pelo(a) professor(a), identificadas no currículo Lattes dele(a) <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar>.
  • Entrar em contato com o(a) professor(a) identificado(a) e manifestar o seu interesse pela iniciação à pesquisa, solicitando orientações.
  • Acessar, neste site, mais informações sobre o Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e a Inovação (PROIP) da UFCAT.

Professores(as)/Pesquisadores(as):

• Acessar, neste site, as informações sobre o Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e a Inovação da UFCAT, cujo Edital de seleção de propostas é publicado anualmente, no início do ano letivo.
  • É preciso também se atentar aos procedimentos prévios, necessários para a submissão das propostas (elaboração e cadastro de projeto; submissão aos comitês de ética, quando necessário; aprovação pela unidade de vínculo do(a) docente/pesquisador(a)), sendo que este planejamento poderá se iniciar no ano anterior.