UFCAT_-_Identidade_Visual_Completa.png
Nota UFCAT

PROPESQ/UFCAT anuncia aumento no quantitativo de bolsas de IC e IT junto aos projetos institucionais aprovados no CNPq

A PROPESQ informa que em correspondência do CNPq recebida em 31/08/2023, aquela agência de fomento informava que “Por decisão da Diretoria Executiva deste CNPq, houve suplementação de 3.000 bolsas para os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica, sendo 1.000 para o PIBIC, 1.500 para o PIBIC-Af e 500 para o PIBITI. A distribuição destas bolsas foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelos Comitês de Julgamento dos Programas.”

Essas bolsas foram aditivadas aos projetos institucionais aprovados quando submetidos em 2022 para o biênio 2022/2023 e 2023/2024, tendo a UFCAT aprovado seus quatro possíveis projetos institucionais nas modalidades de IC, IT, IC-AF e IC- EM. Segundo os critérios do CNPq, essa nova distribuição contemplou a UFCAT com mais bolsas, apesar do PROIP (Programa de Iniciação à Pesquisa Científica e Tecnológica) da UFCAT ser um programa recente, criado a partir da necessidade de um programa próprio por conta do desmembramento da UFG.

Segundo o Prof. Julio Pituba, Pró-Reitor Pró Tempore de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPESQ/UFCAT), “esse aumento na concessão de novas cotas para a UFCAT é reflexo do novo, porém eficiente Programa que a PROPESQ implantou na UFCAT. Os resultados vêm mostrando a qualidade das pesquisas realizadas. As avaliações realizadas pelo Comitê Externo, composto por bolsistas de produtividade do CNPq, demonstram o aumento da nossa capacidade. Ainda, o que sempre dizemos aos colegas é que devemos sempre ter aumento da demanda qualificada e, nesse sentido, a UFCAT vem dando resposta. Sabemos que isso tudo é fruto de uma política de gestão que vem apoiando o PROIP, do trabalho de toda a comunidade da UFCAT, discentes, docentes, técnicos e colaboradores e, em especial, dos membros do Comitê Interno, da Diretoria de Pesquisa e de toda equipe da PROPESQ. Esse apoio e visão da UFCAT com a formação de nossos futuros pesquisadores é essencial para o desenvolvimento de nossas pesquisas e retorno para a Sociedade, incluindo aí a UFCAT. Uma Universidade com pesquisa forte leva a uma Universidade com recursos financeiros e recursos humanos bem capacitados”, conclui.

A UFCAT teve ampliação de 18 para 25 bolsas IC, de 2 para 20 bolsas IC-AF e de 5 para 8 bolsas IT. A UFCAT manteve o número de bolsas IC-EM, pois não houve suplementação de bolsas pelo CNPq nessa modalidade. Ainda há espaço para ampliação desses números, caso seja mantida a qualidade das pesquisas desenvolvidas e aumentada a participação de mais alunos e mais orientadores no PROIP.

Para o Prof. Thiago Queiroz, Diretor Pró Tempore de Pesquisa (DIRPES/PROPESQ), “o Programa de Iniciação à Pesquisa da UFCAT teve um crescimento de cerca de 70% na sua demanda de 2022 para 2023. Esse aumento da quantidade de bolsas chega em momento oportuno para suprir uma parte dessa demanda institucional. Continuaremos trabalhando para obter mais recursos para o PROIP, seja junto a Reitoria da UFCAT, seja junto das agências de fomento.”