Nota UFCAT

PROPESQ divulga resultados de fomentos obtidos pela UFCAT em Chamadas da FINEP

Foram 5 editais de chamadas FINEP em que a UFCAT obteve êxito e a PROPESQ aguarda a efetiva contratação dessas propostas para o desenvolvimento dos projetos

A PROPESQ vem atuando desde 2018, quando então assumiu gradativamente as funções de Pró-Reitoria, de forma a dar suporte aos grupos de pesquisadores com potencial para submissões às Chamadas da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP). Naquele ano, pela primeira vez na história da nossa universidade, a PROPESQ em conjunto com os grupos, submeteu projeto institucional à FINEP para concorrer com as demais universidades brasileiras no Edital Novos Campi e Novas Universidades. Dois subprojetos foram submetidos, sendo um coordenado pelo Prof. Dr. André Carlos Silva e o outro pela Profa. Dra. Gabriela Rezende Fernandes, obtendo como resultado final, o primeiro subprojeto recomendado fora do limite orçamentário e o segundo, aprovado com valor de R$ 857.630,00. Contudo, com os bloqueios e contingenciamentos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ocorridos nos últimos anos, somente agora o processo encontra-se em fase de contratação.
Durante algum tempo, os editais foram ficando cada vez mais escassos, mas no final do ano de 2021 até os dias atuais a FINEP vem lançando diversas Chamadas, todas elas publicizadas no site da FINEP e, semanalmente, no Boletim de Notícias da PROPESQ. Os Editas que a UFCAT tenha um potencial maior de elegibilidade, a PROPESQ vem procurando evidenciar grupos interessados de forma ampla. Nesse cenário recente de Editais, a UFCAT aprovou mais um projeto na Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal – SOS Equipamentos 2021 Av02, cujo projeto coordenado pelo Prof. Dr. André Carlos Silva conseguiu êxito na obtenção de R$ 588.000,00. Mais recentemente, tivemos a divulgação do resultado final de mérito do Edital PROINFRA 2021, onde o projeto coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Santos Andrade teve valor recomendado de R$ 2.397.264,24.
Há ainda outro projeto dentro do Edital Ambiente Controlado e Salas Limpas coordenado pela Profa. Dra. Adriana Freitas Neves que teve resultado final de enquadramento recomendado e encontra-se agora em análise de mérito. Além de outro projeto também na área da saúde que teve mérito reconhecido, porém, recomendado fora do limite orçamentário.
Diante disso, a PROPESQ vem publicizar que hoje temos projetos na ordem de R$ 4 milhões aprovados e aguardando contratação. A UFCAT vem, portanto, sendo gradativamente reconhecida nas Chamadas no âmbito da FINEP, mesmo em um cenário acirrado por recursos e com a participação de todas as Universidades brasileiras, sejam elas consolidadas ou não. Obviamente, que todo esse esforço da PROPESQ e dos grupos de pesquisadores deve ser recompensado com a efetiva contratação dessas propostas e espera-se que isso ocorra brevemente. Tendo mais um desafio que se avizinha: o desenvolvimento dos projetos, suas contratações, liberação de recursos, compras de equipamentos, relatórios parciais, finais e prestação de contas. Continuamos na luta por recursos, mesmo com todas as limitações de pessoal impostas em uma nova Universidade.