Processo Seletivo PPGCET - UFCAT

CRIAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO NO PPG EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

A Universidade Federal de Catalão (UFCAT) tem o prazer de anunciar a criação do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, sediado no Instituto de Física da instituição. Autorizado pela CAPES durante sua reunião de julho de 2024, o curso é resultado de colaborações entre docentes de diversas unidades acadêmicas da UFCAT, consolidando a expertise da instituição na área de materiais e fortalecendo seu compromisso com o ensino de qualidade e a pesquisa científica avançada.

O Prof. Dr. Domingos Lopes, diretor do Instituto de Física da UFCAT, destaca que a criação do curso de mestrado representa um avanço significativo para a universidade. Este novo programa possibilita um ciclo completo de formação em Ciência de Materiais, desde a graduação até o doutorado, reforçando assim o compromisso da UFCAT com a excelência acadêmica e o desenvolvimento científico e tecnológico regional.

O Prof. Dr. Petrus dos Anjos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, enfatiza que o curso de mestrado em Materiais na UFCAT não apenas aumentará o fluxo de candidatos ao doutorado, mas também atrairá candidatos com maior experiência acadêmica na área. Para alunos da UFCAT e de outras instituições de ensino superior da região, a criação do mestrado permitirá que realizem toda a sua formação em Catalão, eliminando a necessidade de deslocamento para outras cidades para cursar o mestrado e, consequentemente, reduzindo a fuga de talentos da UFCAT. O Prof. Dr. Petrus dos Anjos ressalta que o curso é voltado para portadores de diploma de graduação em Física, Química, Engenharias e áreas afins. Além disso, há possibilidade de concessão de bolsas de estudos pela CAPES, CNPq e FAPEG, conforme disponibilidade e critérios estabelecidos por essas agências.

O programa oferecerá um total de 12 vagas para sua primeira turma de mestrado, com um processo seletivo previsto ainda para 2024, seguido por um segundo processo em meados de março de 2025. Os interessados podem obter mais informações sobre o programa e o processo seletivo acessando o site oficial do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFCAT: https://ppgcet.catalao.ufg.br/.

Categorias: Processo Seltivo PPGCEM Ufcat