UFCAT_-_Identidade_Visual_Completa.png
Boletim

Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT nº 10/2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PROPESQ/UFCAT divulga o boletim de informações nº 10/2024.

 

Boletim

 

Edital PROPESQ 04/2024 Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PROIP) da UFCAT Edição 2024-2025

Data de publicação: 01/03/2024

Ter o status “em andamento” de novos projetos de pesquisa para participar do Edital: até 24/05/2024.

Inscrição de propostas de planos de trabalho ao Edital (Via SIGAA): 01/04 até 27/05/2024.

Link para edital e seus documentos: Acessar a página da PROPESQ (https://cppg.catalao.ufg.br/) -> Menu -> Pesquisa -> Edital PROIP - Vigente. Ou clique aqui para acessar o edital e seus documentos.

 

Edital PROPESQ 03/2024 Chamada ao Edital FAPEG Nº 06/2024 - Programa de Concessão de Bolsas de Formação em Mestrado e Doutorado/2024

 

Data de publicação: 26/02/2024

Prazo máximo para os PPGs enviarem as documentações à PROPESQ: 01/04/2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Catalão (PROPESQ/UFCAT) torna público o lançamento da presente chamada para atendimento do Edital FAPEG nº 06/2024, conforme item 3.1, alínea "a": "distribuir sua respectiva cota de bolsas entre os PPGs"

 

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

 

Data de publicação: 11/03/2024

Prazo para envio de propostas até: 07/04/2024

 

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou um Edital para a seleção das 5 (cinco) primeiras ICTs (instituições de ciência e tecnologia), públicas ou privadas, que serão atendidas pela Rede de e-Ciência. As instituições selecionadas receberão atualização da conectividade para a capacidade mínima de 100 Gb/s, consultoria em engenharia de desempenho de redes, consultoria em segurança da informação para diagnóstico e avaliação de riscos cibernéticos, entre outros serviços especializados.

 

Grupo L'Oréal no Brasil, ABC e UNESCO no Brasil

Prazo para inscrições: 08/05/2024

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Para Mulheres na Ciência: um programa do Grupo L'Oréal no Brasil, ABC e UNESCO no Brasil. Todos os anos, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática recebem uma bolsa de R$ 50 mil cada para serem investidos em suas pesquisas. Para participar, a candidata deve ter concluído o doutorado em 01/01/2016, e para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para aquelas com dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos.

 

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL (MDS)

 

Prazo para que as IES cadastrem suas propostas: até 17/04/2024

 

A União, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social veicula a abertura de processo de chamamento público para seleção de propostas apresentadas por Instituição de Ensino Federal (IES) para eventual celebração de Termo de Execução Descentralizada - TED, objetivando a realização de consultoria, pesquisa e assistência para subsidiar o Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (Depad), no monitoramento das atividades das Entidades de Acolhimento e da Certificação das entidades atuantes na redução da demanda de drogas.

 

>> CHAMADAS PÚBLICAS CNPq:

CHAMADA CNPQ Nº 31/2023 - MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO

Data de publicação: 06/03/2024

Prazo para envio de propostas até: 29/04/2024

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI e o Ministério das Mulheres - MMulheres tornam pública a Chamada que tem como objetivo apoiar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio do estímulo ao ingresso, à formação, à permanência e à ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

 

CHAMADA CNPQ/CONFAP Nº 34/2023 - EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS - INICIATIVA AMAZÔNIA +10

Data de publicação: 13/11/2023

Data limite para submissão das propostas: 29/04/2024

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Conselho Nacional das FAPs – CONFAP – torna pública a chamada para submissão de propostas de pesquisa que envolvam expedições científicas voltadas à ampliação do conhecimento acerca da sociobiodiversidade e biodiversidade amazônica. As equipes deverão propor coleta de dados, de espécimes biológicos e minerais, de peças integrantes da cultura nativa e popular (presente e passada).

 

>> EDITAIS CAPES:

PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2024

Inscrições das Teses: A partir de 11/03/2024 até 06/05/2024.

 

A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, torna público o Edital do Prêmio Capes de Tese, referente a teses defendidas em 2023. O Prêmio Capes de Tese – Edição 2024 será outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2023, selecionadas em cada uma das cinquenta áreas de avaliação reconhecidas pela Capes nos programas de pós-graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Serão concedidos prêmios especiais para áreas pré-determinadas em parceria com a Fundação Carlos Chagas e com o Instituto Serrapilheira.

 

PROGRAMA DE DOUTORADO-SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)

Seleção interna (nas IES) dos candidatos: até 30/04/2024

Inscrição das candidaturas no sistema da Capes, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória: do dia 02/05 a 16/05/2024.

A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, torna público o Edital que selecionará bolsistas no âmbito do Programa Institucional de Doutorado

Sanduíche no Exterior (PDSE). Este Programa financiará até 2.976 (duas mil, novecentos e setenta e seis) bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche, com duração de, no mínimo, três meses e, no máximo, seis meses.

 

PROGRAMA DE ASSISTENTE DE ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ PARA PROJETOS INSTITUCIONAIS – GTA

Data-limite para solicitação do candidato para cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira: 05/04/2024

 

Inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória: 17h do dia 19/04/2024

O Programa GTA tem como objetivo geral selecionar projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras para o recebimento de assistentes de ensino de língua alemã, visando proporcionar oportunidades de acesso ao estudo do idioma alemão para a comunidade acadêmica como base estruturante do processo de internacionalização das universidades brasileiras.

 

Programa CAPES/STIC-AmSud

Programa CAPES/MATH-AmSud

Programa CAPES/CLIMAT-AmSud

Data-limite para solicitação do candidato para cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira: 02/05/2024

Inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória: 17h do dia 17/05/2024

 

A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, lança o Edital unificado dos Programas CAPES/MATH-Amsud, CAPES/STIC-Amsud e CAPES/CLIMAT-Amsud tem por objeto a seleção de até 15 (quinze) projetos conjuntos de pesquisa entre um grupo de pesquisa da França, do Brasil e de pelo menos mais um país sul-americano envolvido no Programa, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa, sendo 5 (cinco) vagas para cada programa, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento entre esses países.

MATH Am-Sud: é um programa regional de cooperação científico-tecnológica do qual participam Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, França, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Seu principal objetivo é promover a colaboração e a criação de redes de pesquisa-desenvolvimento no domínio da matemática.

STIC Am-Sud:  é um programa regional de cooperação científico-tecnológica do qual participam Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, França, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Seu principal objetivo é reforçar a colaboração e a criação de redes de pesquisa-desenvolvimento no domínio das ciências e tecnologias da informação e da comunicação (TIC).

CLIMAT-AmSud: é uma iniciativa da cooperação francesa e dos seus homólogos na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, França, Paraguai, Peru e Uruguai. Seu principal objetivo é desenvolver a colaboração e a criação de redes de pesquisa e desenvolvimento e financiar projetos de pesquisa associados à variabilidade climática e às alterações climáticas.

 

PROGRAMA MOVE LA AMERICA

 

Indicação de vagas pela IES: de 02/05 a 15/05/2024

 

O Programa concederá bolsas para estudantes de Mestrado ou Doutorado vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, nas modalidades mestrado e doutorado sanduíche no Brasil com vistas a realizarem estágio, pesquisas, atividades de extensão e, eventualmente, cursarem disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais ou Institutos de Pesquisa, sempre em áreas relacionadas à sua área de atuação.

 

PROGRAMA CAPES/COFECUB

Data-limite para solicitação do candidato para cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira: 20/05/2024

Encerramento das inscrições das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória: 17h do dia 27/05/2024

A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, lança o Edital para seleção de até 35 (trinta e cinco) projetos conjuntos de pesquisa Brasil-França no âmbito do Programa CAPES/COFECUB, divididos em 2 (duas) chamadas.

- Na chamada 1, poderão ser aprovados até 18 (dezoito) projetos em todas as áreas do conhecimento, sendo destinada à coordenadores - pesquisadores juniores - que tenham obtido seu diploma de doutorado há no máximo 10 (dez) anos, a contar da data de encerramento das inscrições.

- Na chamada 2, poderão ser aprovados até 17 (dezessete) projetos em todas as áreas do conhecimento, sendo destinada à coordenadores - pesquisadores experientes - que tenham obtido seu diploma de doutorado há mais de 10 (dez) anos, a contar da data de encerramento das inscrições.

PROGRAMA BOLSAS PARA PESQUISA CAPES/HUMBOLDT

Chamada 22

Data-limite para solicitação do candidato para cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira: até 17h do dia 22/05/2024

O Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt é uma iniciativa da CAPES em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculo, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento.

 

>>CHAMADAS PÚBLICAS FAPEG:

CHAMADA DE MOBILIDADE DE PESQUISADORES NA ITÁLIA – CONFAP-MCI MOBILITY 2023

Data de publicação: 11/03/2024

Limite para submissão das propostas na Plataforma Sparkx-FAPEG: 01/04/2024

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) torna pública a orientação que define os critérios de participação de candidatos na Chamada Pública MobilityConfap-Italy 2023 lançada no âmbito do Acordo de Cooperação firmado entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Universidade de Bolonha, Secretária Técnica da Rede de Universidades Italianas. O objetivo do programa é facilitar e apoiar a colaboração efetiva entre as Partes para a cooperação científica, tecnológica e de inovação, por meio da mobilidade entre os dois países de estudantes em programas Stricto Sensu.

 

CHAMADA PÚBLICA Nº 08/2024 – PROGRAMA GOIANAS NA CIÊNCIA E INOVAÇÃO – MENINAS EM STEM

 Data de publicação: 19/02/2024

Limite para submissão das propostas na Plataforma Sparkx-FAPEG: 17h do dia 15/04/2024

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) torna público o edital que tem por objetivo promover a atração e fixação de meninas em carreiras nas áreas de STEM; favorecer a divulgação e popularização da ciência produzida pelos projetos em escolas públicas das redes municipal e estadual; fornecer bolsas de IC a meninas graduandas e ICJ a alunas do ensino fundamental e médio, da rede pública de ensino; fornecer auxílio financeiro para a execução de projetos de extensão nas ICTs de Goiás orientados para a melhoria da educação e capacitação técnica de meninas nas carreiras científica, tecnológica e de inovação; apoiar a execução de projetos de extensão coordenados por mulheres, e que incentivem a participação de jovens pesquisadoras nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

 

CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2024 – PROGRAMA GOIANAS NA CIÊNCIA E INOVAÇÃO – MULHERES EM STEM

Data de publicação: 19/02/2024

Limite para submissão das propostas na Plataforma Sparkx-FAPEG: 17h do dia 15/04/2024

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG)torna público o edital que tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa nas áreas de STEM (Ciências Exatas, Engenharias e Computação) a serem desenvolvidos sob responsabilidade de uma pesquisadora-coordenadora que possua vínculo empregatício com Instituição de Ensino Superior (IES) ou Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) sediada no Estado de Goiás, pública ou privada, sem fins lucrativos.

 

>>CHAMADAS PÚBLICAS FINEP:

PRÓ-INFRA RECUPERAÇÃO Recuperação e atualização de ambientes de pesquisa e equipamentos

Data de publicação: 15/12/2023

Prazo para envio de propostas até: 10/05/2024

Fonte de Recurso: FNDCT

Tema: Infraestrutura de pesquisa

 

Aos(Às) interessados(as) em participar da CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT AÇÃO TRANSVERSAL/RECUPERAÇÃO – INFRA 2023, acessar o link do formulário para envio de propostas à PROPESQ:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdow-9ViJRBTVtXFv2OSeec3tPY44UZmqssttT7-7kh-ZaQFQ/viewform

 

PRÓ-INFRA CENTROS TEMÁTICOS - Implantação e melhoria da infraestrutura de pesquisa para solucionar desafios em áreas temáticas críticas

Data de publicação: 14/12/2023

Prazo para envio de propostas até: 26/04/2024

Fonte de Recurso: FNDCT

Público-alvo: ICTs | Empresas

Tema: Saúde e Fármacos

 

PRÓ-INFRA EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO DE INFRAESTRUTURA DE PESQUISA - Modernização de ambientes físicos e aquisição de equipamentos

 

Data de publicação: 15/12/2023

Prazo para envio de propostas até: 19/04/2024

Fonte de Recurso: FNDCT

Tema: Infraestrutura de pesquisa

 

 

 

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 01/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/178010-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-01-2024

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 02/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/178244-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-02-2024

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 03/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/178486-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-03-2024

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 04/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/178849-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-04-2024

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 05/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/179040-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-05-2024

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 06/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/179274-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-06-2024

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 07/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/179484-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-07-2024

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 08/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/179724-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-08-2024

* Boletim de Informações PROPESQ/UFCAT - n° 09/2024 disponível em: https://cppg.catalao.ufg.br/n/179936-boletim-de-informacoes-propesq-ufcat-n-09-2024

 

Categorias: Boletim de Informações Propesq Ufcat