Nota UFCAT

Programas de Pós-Graduação da UFCAT são bem avaliados na Quadrienal da CAPES (2017-2020)

A avaliação quadrienal é realizada pela CAPES como forma de verificar a qualidade dos Programas de Pós-Graduação (PPG) constantes no Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG). Para tanto, critérios são estabelecidos dentro das 49 áreas da CAPES, sendo constituídas comissões de avaliadores com experiência dentro do SNPG. Trata-se de um processo que fortalece a pós-graduação no país, sendo uma referência no mundo.

Ao final do quadriênio, notas são atribuídas aos Programas com base nos relatórios produzidos, contendo várias informações sobre a formação de discentes, a produção de conhecimento gerada, a importância do seu papel na região, dentre vários outros aspectos. As notas variam de 1 a 7, sendo que para se alcançar notas 5 ou superior, o PPG deve ter muitos aspectos consolidados, dentre eles a internacionalização, inclusive sendo desejável possuir mestrado e doutorado em sua composição. A nota 7 é atribuída para poucos PPGs dentro da área com nível de excelência. Já os PPGs que possuem apenas mestrado partem de nota 1 e 2, os PPGs que possuem mestrado e doutorado ou apenas doutorado em sua composição, iniciam com a nota 4. Nesse sentido, destaca-se que a Pós-Graduação na UFCAT, desde Campus Catalão/UFG, é bastante recente. O primeiro PPG a ter sua autorização de funcionamento pela CAPES foi o PPG em Geografia que iniciou suas atividades em 2008. O resultado da avaliação da última quadrienal 2017-2020 foi publicado pela CAPES e a PROPESQ parabeniza à Pós-graduação da UFCAT. Os resultados alcançados, tanto de aumento da nota quanto de manutenção em comparação à última avaliação quadrienal (2013-2016), mostram o compromisso e o esforço coletivo dos(as) pesquisadores(as), discentes, TAES e colaboradores terceirizados que compõem os Programas de Pós-Graduação da UFCAT.

Os resultados positivos obtidos também refletem o trabalho dos Programas com o apoio da PROPESQ, que têm se desdobrado conjuntamente, mesmo diante de tantas limitações de recursos para pesquisa e de pessoal nesse processo de transição. Atualmente, nossos Programas têm em sua maioria nota 4, mostrando que a UFCAT tem potencial de consolidar a Pós-Graduação, contribuindo com a formação de qualidade de pesquisadores e cumprindo seu papel social como ator principal na região.

A seguir, são apresentados gráficos para evidenciar a melhoria dos resultados alcançados.

27-10-22

A PROPESQ parabeniza todos(as) aqueles(aquelas) que participam da construção da pós-graduação da UFCAT, discentes, docentes, técnicos federais e terceirizados, lembrando que uma Universidade para alcançar condições de ser Universidade deve contribuir com melhorias para a sociedade por meio da ciência, produzindo pesquisa, inovação e pós-graduação fortes.