UFCAT_-_Identidade_Visual_Completa.png
ESCRITOR JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA

ESCRITOR JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA PARTICIPA DE AULA FINAL DE DISCIPLINA DO PPGEL

ESCRITOR JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA

 

Nesta tarde de 23 de Dezembro de 2020, os alunos da disciplina “Memória e identidade em literatura”, ministrada pelas Profas. Dras. Silvana Augusta Barbosa Carrijo e Fabianna Simão Bellizzi Carneiro,no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/UFG/UFCAT em transição: https://ppgel.catalao.ufg.br/), foram abrilhantados com a presença do escritor paulista João Anzanello Carrascoza (Cravinhos-SP, 1962).

Carrascoza é autor dos romances que compõem a Trilogia do adeus, além de diversos livros de contos como Aquela água toda e Catálogo de perdas. Suas histórias, apresentadas em prosa poética pontilhada de lirismo e rara sensibilidade, foram traduzidas para o bengali, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, sueco e tâmil. Recebeu três vezes o prêmio Jabuti, quatro vezes o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, tornando-se hors-concours, duas vezes o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional, o prêmio da APCA e da Cátedra Unesco, além dos internacionais Radio France e White Ravens.

A aula contou com a presença de Bruno Oliveira, egresso do Curso de Graduação em Letras-Português e do PPGEL (UFCAT), que defendeu a dissertação intitulada O volume da ausência: sujeito, diálogo e morte em João Anzanello Carrascoza, sob orientação da Profa. Dra. Grenissa Bonvino Stafuzza. Bruno Oliveira segue pesquisando sobre a obra do autor, agora a nível de Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara, com o projeto de pesquisa intitulado “Os ideologemas da morte nos escritos de João Anzanello Carrascoza: uma abordagem bakhtiniana”, sob orientação da Profa. Dra. Renata Maria Faccuri Coelho Marchezan. Fez-se presente também na aula em pauta o Prof. Dr. Tiago Ribeiro Nunes, do Curso de Psicologia do IBIOTEC/UFCAT, admirador confesso da obra de Carrascoza.

O escritor discorreu sobre a presença da memória em vários textos que compõem sua fortuna literária e, em seguida, respondeu a perguntas suscitadas pelo público. O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado e Doutorado) – UFG/UFCAT em transição, bem como as docentes e os discentes da disciplina e a Unidade Acadêmica de Letras e Linguística (UFCAT) agradecem esta valiosa e generosa participação do escritor, às vésperas de Natal, no escopo das discussões proporcionadas sobre o consórcio entre literatura, memória e identidade.