Weby shortcut
Facebook

Metas e Ações

Atualizado em 06/02/19 10:02.

 

Comprometida com uma gestão que compreende o fazer científico integrado à comunidade local, impactando-a com a sua produção de conhecimento para a melhoria e a transformação da realidade social, a CPPGI propõe o desenvolvimento e o fortalecimento da pesquisa, da pós-graduação e da inovação na universidade, por meio das seguintes metas:

 

- META: Reestruturação da Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação

AÇÕES: discussão sobre a importância da pesquisa e inovação dentro de um cenário de graduação e pós-graduação na atual conjuntura política da universidade; implementação da CPPGI e organização das rotinas de trabalho dentro de Coordenações específicas: CP, CIIT e CPG.

 

- META: Incremento de bolsas de pesquisa (PIIC nas modalidades PIBIC, PIBIC-AF, IC/Balcão, PIVIC, PROLICEN, e PIIT nas modalidades PIBIT e PIVIT).

AÇÕES: Conscientização dos Coordenadores de PPGs e dos Coordenadores de Pesquisa das Unidades e da Câmara Regional de Pesquisa e Pós-graduação sobre a meta e sua disseminação nas UAEs; utilização de mídias que atinjam ao público de estudantes iniciantes e veteranos; Palestras em Semanas da Calourada, Feira das Profissões, entre outros.

 

- META: Acompanhamento institucional de acordos buscando P&D.

AÇÕES: Formação de uma equipe com a participação da CAF e CPPGI para obtenção de recursos para o desenvolvimento de projetos institucionais; procura por editais de subvenção para Inovação e pesquisa junto aos órgãos e sua divulgação interna;

 

- META: Incentivar a pesquisa nas UAE por intermédio dos coordenadores de pesquisa.

AÇÕES: Conscientizar os Coordenadores de Pesquisa de seu papel fundamental no incentivo à Pesquisa, sendo parceiros da CPPGI nessa tarefa.

 

- META: Efetivação do funcionamento do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa).

AÇÕES: Obtenção da sala e infraestrutura adequadas para o funcionamento do CEP; obtenção de Servidor Técnico-administrativo para secretariar o CEP.

 

- META: Consolidação da CITT (Coordenação de Inovação, Transferência e Tecnologia).

AÇÕES: Dar suporte aos treinamentos e eventos planejados pela CITT; divulgar os trabalhos realizados de modo a contribuir com a disseminação dos conceitos de inovação na Regional; obtenção de Servidor para secretariar a CITT.

 

- META: Ser um agente facilitador do diálogo universidade e empresa.

AÇÕES: Visita às empresas da Região que possam subverter impostos em recursos para aplicações na Regional; busca de parcerias com o setor industrial, prefeituras, secretarias municipais; obtenção de recursos para bolsas de pesquisas de estudantes e aquisição de equipamentos; palestras de representantes do setor industrial da Região e do país sobre a parceria universidade/empresa; divulgação junto ao setor industrial e órgãos municipais da Região das pesquisas realizadas na Regional, assim como do leque de pesquisadores e suas expertises.

 

- META: Disseminar, incentivar e apoiar a cultura empreendedora junto aos pesquisadores e alunos, pautando-se nas possibilidades do novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação.

AÇÕES: Realização de palestras e eventos para a disseminação da cultura empreendedora e possibilidades do marco legal; participação de pesquisadores envolvidos com empreendedorismo  em eventos como SPPGI.

 

- META: Incentivo à participação dos servidores técnicos em atividades de pesquisa

AÇÕES: Disseminar a cultura de pesquisa entre os Servidores Técnicos Administrativos de modo a incrementar a participação em projetos de pesquisa; promover gestão junto a PRPI para a efetivação da Resolução CEPEC 1467 de modo a incentivar a pesquisa conduzida por Servidores Técnicos Administrativos na UFG.

 

- META: Divulgação da pesquisa realizada na universidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação (CONPEEX, SPPGI) para o público interno e externo.

AÇÕES: Realização de eventos que visam o debate, a avaliação e a divulgação da pesquisa científica realizada na graduação e na pós-graduação, de modo a contribuir tanto com o desenvolvimento das pesquisas em andamento, como também divulgar resultados de pesquisas finalizadas; incentivar a apresentação de trabalhos nos eventos realizados na Regional; incentivar a interação entre pesquisadores da Regional com outros de órgãos de pesquisa, Institutos, Universidades da Região; fortalecer o SPPGI contribuindo com a qualidade dos debates e publicações geradas; buscar recurso financeiro junto às agências de fomento CAPES, CNPq e FAPEG por meio de participação em editais de auxílio financeiro (PAEP, ARC, Chamada Pública Realização de Eventos) para a realização de eventos. 

 

- META: Realização de seminários e fóruns institucionais com avaliadores e/ou coordenadores de área CAPES dos PPGs para: i) implementação e fortalecimentos dos programas nota 3 e ii) fortalecimento dos programas nota 4.

AÇÕES: Promover uma interlocução com a CAPES aproximando PPGs e Áreas de avaliação com a participação de membros avaliadores e/ou coordenadores de áreas em eventos como SPPGI, fóruns de pós-graduação e/ou palestras temáticas; buscar recurso financeiro junto às agências de fomento CAPES, CNPq e FAPEG por meio de participação em editais de auxílio financeiro (PAEP, ARC, Chamada Pública Realização de Eventos) para a realização dos seminários e fóruns.

 

- META: Efetivação do laboratório de informática da pós-graduação na biblioteca.

AÇÕES: Trabalhar em conjunto com a Biblioteca e CEGEF para a efetiva implementação do Laboratório, dando-lhe condições de pleno funcionamento e atendimento aos PPGs.

 

- META: Consolidar (Tornar mais ágil) a agilidade da movimentação de processos dentro da Câmara Regional de Pesquisa e Pós-graduação.

AÇÕES: Reforçar a implementação/utilização de ferramentas dentro do SEI de modo a facilitar o envio e recebimento de documentos; Consolidar a agilidade (diminuir o tempo de) na tramitação de processos de modo eficiente respeitando os prazos impostos por regulamentação.