CHAMADA PARA ALUNOS ESPECIAIS EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO da UFG/REGIONAL CATALÃO

As inscrições para ALUNOS ESPECIAIS na disciplina "África e Áfricas: ciências, culturas e diversidades: direitos sociais em questão", a ser ofertada do dia 17 a 21 de julho pelo Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca, estão abertas.

O pedido de inscrição deverá encaminhado pela(o) interessada(o) exclusivamente para a Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação, aos cuidados da secretária Fabiana, pelo e-mail: cppg.rc@gmail.com, ou pessoalmente na sala 102, Bloco L, UFG/Regional Catalão.

O prazo de inscrição encerra-se no dia 14 de julho de 2017, impreterivelmente às 16h.

Os pedidos de inscrição devem estar acompanhados de:

1. Cópia do diploma e histórico de graduação;
2. Carta, de no máximo duas páginas, descrevendo projeto de pesquisa em andamento ou intenções de projeto de pesquisa futuro que atenda o interesse/tema da disciplina;
3. Cópia de documento de identificação pessoal com foto.

Os pedidos serão avaliados pela Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação e os resultados serão publicados na página www.cppg.catalao.ufg.br, no dia 14 de julho de 2017.

Título da disciplina

Carga horária

64 h (4créditos)

Ementa

A disciplina tem como premissa a reflexão, construção e orientação de uma nova base epistemológica que traga a partir das produções científicas, culturais e tecnológicas produzidas pelas populações de origens africanas um novo caminho para a superação do cogito cartesiano, positivista criado na Europa, de modo a trabalhar com a perspectiva de uma visão de que o conhecimento é plural, diverso, justamente porque ele é produzido cotidianamente a partir de informações múltiplas, daí a necessária reflexão sobre a construção de um conhecimento multidisciplinar e transdisciplinar para se pensar e se produzir em torno das sociedades e das culturas advindas do continente africano. Neste sentido, a disciplina parte da tese de que a África é o berço da humanidade e de que todo o conhecimento humano tem base também na África e a produção científica e acadêmica é herdeira deste continente, muito embora se negue e/ou se esquece, gerando como consequência a necessidade de também reconhecermos os direitos sociais negados, tais como o direito à memória, à história, à cultura, à língua e ao conhecimento.

Objetivos

O objetivo da disciplina é de propiciar leituras, debates e o estudo das produções acadêmicas elaboradas pelos diferentes estudiosos acerca da África e de suas diásporas ao longo dos últimos 150 mil anos de história sociocultural, bem como nos últimos 500 anos da presença africana no Brasil, após o tráfico transatlântico e escravista. A disciplina tem como base refletir sobre a produção e o lugar da produção de conhecimento enquanto locus de re-construção de tradições, saberes, ciências, memórias coletivas e individuais, práticas discursivas, trajetórias e identidades diversas construídas em solo africano e em solo brasileiro. Além do que a disciplina abordará aspectos fundamentais para o entendimento de uma produção de conhecimento multidisciplinar e transdisciplinar, de modo a dialogar com outras fontes e experiências que passam ao largo do cogito cartesiano e positivista.

Data e local

Dias 17, 18, 19, 20, 21 de julho de 2017, manhã e tarde.
Miniauditório Lívia Abrahão do Nascimento – UFG/Regional Catalão.

Docente Responsável

Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca