UFCAT_-_Identidade_Visual_Completa.png
Comunicado

UFCAT tem êxito em seus primeiros projetos institucionais de bolsas IC, ICJr e IT do CNPq

A PROPESQ informa à comunidade da UFCAT que concorreu com Instituições de todo o país pela primeira vez como Instituição independente nos editais do CNPq quanto ao programa de Iniciação à Pesquisa Científica. É certo que precisamos avançar na Iniciação Científica e Tecnológica e os resultados alcançados mostram que a UFCAT nasce com esse potencial. 

 

A PROPESQ submeteu projetos às chamadas do CNPq para obtenção de bolsas institucionais de IC (Iniciação Científica), IT (Iniciação Tecnológica), IC-AF (Iniciação Científica - Ações Afirmativas) e IC-EM ( Iniciação Científica - Ensino Médio), conseguindo aprovação nos editais de IC-EM e IT. 
A chamada para IC-AF foi considerada inelegível e a chamada para IC teve pleito negado inicialmente. A UFCAT, então, entrou com recursos nestas duas modalidades inicialmente negadas e no resultados final de IC-AF, o CNPq continuou pelo entendimento da inelegibilidade. Já em relação à chamada de IC, o recurso ao resultado foi aceito e, assim, a UFCAT conseguiu cotas de bolsa em 3 modalidades. 

 

A PROPESQ agradece o empenho e apoio da Reitoria e demais Pró-Reitorias com o subsídio de informações que foram fundamentais para a escrita dos projetos.

 

A Reitoria compreende a importância do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PROIP) da UFCAT como base fundamental para o desenvolvimento e conscientização da pesquisa, da pós-graduação e da inovação na nossa Universidade. Dessa maneira, o suporte da PROAF com bolsas fomentadas pela UFCAT em complemento às cotas do CNPq será essencial para a manutenção do PROIP em tempos acirrados pela busca de fomento.