UFG Doutoral promove curso de Redação Científica

UFG Doutoral promove curso de Redação Científica - Transmissão

Curso teórico e curso prático serão ministrados pelo Prof. Gilson Volpato.

Nos dias 30, 31/10 e 01/11, o Programa UFG Doutoral promoverá o curso de Redação Científica, ministrado pelo Prof. Gilson Volpato. E será transmitido pelo link: http://www.rtve.org.br/?s=reda%C3%A7%C3%A3o+cientifica

Ele explica que este curso não é um apanhado da literatura clássica, mas uma construção lógica da atividade do cientista, a partir de fundamentos da ciência e da comunicação, conjuntamente com a vivência prática no círculo do debate científico em nível internacional.

O curso teórico consta da premissa básica de que os erros de redação científica decorrem de erros conceituais sobre ciência, metodologia científica e comunicação. Assim, o curso é iniciado com a tentativa de se examinar a estrutura de um texto científico de bom nível internacional.

Segundo ele, o objetivo maior é que os ouvintes entendam as bases teóricas que sustentam a lógica da estruturação de um discurso científico, o que serve de guia para dúvidas durante a redação científica.

Ao longo da exposição, os seguintes tópicos serão abordados: o que é ciência, como ela age, como a publicação científica participa desse processo, razões para o discurso em nível internacional, como construir sua história a ser contada no texto, a estrutura lógica do texto científico (independentemente de área), a escolha de revistas para publicação, a redação de conclusões, resultados, metodologia, discussão, introdução, citações, resumo, título e o estilo científico.

Os interessados já podem explorar as publicações e vídeos do ilustre convidado:

1. Vídeos do Canal Gilson Volpato no Youtube. (https://www.youtube.com/user/volpgil/videos)

2. Writing Center do IGVEC (site igvec.com).

3. Guia Prático para Redação Científica. 2015. Editora Best Writing.

4. Método Lógico para Redação Científica. 2a. ed. 2017. Editora Best Writing.

5. Autoria Científica: por que tanta polêmica. Revista de Gestão e Secretariado 7(2): 195-210, 2016.

6. Ciência Além da Visibilidade. 2017. Editora Best Writing.

6. Ciência: da filosofia à publicação. 7a. ed. 2019. Editora Best Writing.

CURSO PRÁTICO

Com as bases apresentadas no curso teórico, o curso prático tem como estratégia dividir a preparação do artigo em várias partes. Em cada uma delas, o ministrante diz o que deve ser feito no texto que o aluno possui (requisito para participar) e, após isso, abre-se para perguntas sobre as dúvidas surgidas, que são esclarecidas em público. Isso se repete para todas as principais partes do artigo. embora não se espere que os alunos consigam, no curto espaço, corrigir todo o trabalho, devem ao menos identificarem pontos cruciais para melhora da apresentação.

Requisitos para o curso prático: cada aluno deve levar computador e ter um manuscrito completo para ser trabalhado durante o curso.

O objetivo dessa etapa é que o aluno identifique em seu artigo pontos que podem ser melhorados visando aprimorar a qualidade científica internacional do estudo e da apresentação.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

UFG Doutoral promove curso de Redação Científica